sexta-feira, 7 de maio de 2010

Projeto propõe mudança do nome de Juazeiro de Norte.

Projeto propõe mudança do nome de Juazeiro de Norte.
A população de Juazeiro poderá ser consultada quanto ao projeto da mudança do nome da cidade para Juazeiro do Padre Cícero.


Desde 1982 veiculam-se propostas a respeito da mudança do nome de Juazeiro do Norte, a primeira tentativa foi levantada pelo então vereador João Barbosa, que não obteve sucesso, mais tarde, em 2001, o então deputado estadual Giovani Sampaio reergueu a discussão de homenagear o patriarca da cidade, o Padre Cícero, mudando o nome da mesma para Juazeiro do Padre Cícero.

No momento a proposta de um plebiscito está sendo estruturada na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. O projeto foi elaborado pelo Deputado Estadual José Teodoro Soares, que visa consultar a população sobre a aceitação da mudança. O projeto de Decreto Legislativo 03/2010 após ser aprovado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, deve ser analisado em outras comissões, para então ser votado no plenário.

Essa manifestação está ocorrendo devido à proximidade da comemoração do centenário da cidade em julho de 2011. Entre os simpatizantes do projeto está a ONG Anjos Solidários – CEVEMA, que acredita que a mudança seria uma simbólica homenagem ao fundador de Juazeiro do Norte. O empresário Tadeu Alencar o idealizador da ONG, afirma que a inclusão do nome do Padre Cícero ao nome da cidade contribuiria para turismo religioso da mesma.

Apesar da força da campanha há opiniões opostas à idéia de mudança. Para o editor chefe do Jornal Gazeta de Notícias, Luiz José dos Santos, a mudança é desnecessária. “Há muito mais a fazer em Juazeiro para a comemoração do centenário, pois existem outros setores que carecem de investimento, e os recursos da campanha poderiam ser mais bem utilizados”, afirmou ele. O radialista e Pastor Francisco Fabiano Oliveira considera que essa mudança está ligada apenas ao âmbito religioso e não o político e econômico, pois segundo ele “Não trará vantagens e nem recursos para a cidade”, ele também ressaltou que a figura do Padre Cícero deve ser respeitada por sua grande significância e que ser contra a mudança do nome não está ligado a desrespeito ao que o Padre Cícero realizou em Juazeiro.

Se aprovado o plebiscito poderá ocorrer no dia 24 de março de 2011, data do aniversário de nascimento do Padre Cícero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário