sexta-feira, 9 de abril de 2010

Semana Santa atrai pequena romaria para Juazeiro.

A semana santa, período em que no cristianismo simboliza a morte de Cristo e sua ressurreição, marca a passagem de uma velha para uma nova vida, vista pelos olhos dos cristãos, que por muitas vezes renunciam de algum prazer com objetivo de alcançar alguma graça, ou mesmo pela sensação de purificação que a abdicação causa.

Juazeiro do Norte que é conhecida nacionalmente como “A terra do Padre Cícero”, é considerada pelos fiéis um santuário. Um dos maiores centros de peregrinação e religiosidade popular do Brasil, que recebe mais de 20 mil romeiros nessa época. É inegável a influência do Padre, para a escolha de Juazeiro do Norte como roteiro turístico da fé. “É a primeira vez que visito a cidade, vim porque aqui me sinto mais próximo de Deus e do Padre Cícero”, confidenciou o aposentado José Miguel da Silva de 65 anos que veio de Pernambuco com sua esposa.

Por outro lado, Juazeiro atrai também pessoas interessadas em atividade comercial, por exemplo, a venda de objetos religiosos e artesanais que atrai há dez anos o comerciante José Leite da Silva de 70 anos. Segundo ele, Juazeiro oferece uma oportunidade de comercialização dificilmente encontrada em outras cidades nordestinas.

Peculiaridades da romaria

De acordo com o dono de pousada Milton Nogueira Santos, a busca pela hospedagem aumenta de forma significativa, mas não se compara com as romarias de setembro e fevereiro, visto que os visitantes que vêm nesse período são pessoas mais humildes, que ao invés de fretarem ônibus, utilizam do caminhão pau-de-arara.

O local de origem dos visitantes é variado, alagoanos e pernambucanos estão no topo da lista, em seguida estão os norte-rio-grandenses e os paraibanos. Mesmo com uma intensidade menos de fluxo de turistas, o feriado pascal movimenta em Juazeiro setores turísticos, religiosos e comerciais; fato este que resulta no desenvolvimento da cidade.


Um comentário:

  1. Só quem mora ou já veio em Juazeiro do Norte sabe quão grande é a quantidade de romeiros que vem a esta cidade.
    É um movimento grandioso que tem ajudado a nossa cidade a ser uma das maiores em economia do estado do Ceará.

    ResponderExcluir